Clique aqui e veja a cartilha
Iniciativa contém revistinhas, webséries, tiras e uma cartilha, que serão distribuídas em ONGs e estarão disponíveis gratuitamente no site da empresa
. O conteúdo, desenvolvido por especialistas no tema, é ilustrado pelos personagens da Turma da Mônica, Turma da Mônica Jovem e Turma da Tina
. Objetivo é estimular o diálogo em casa para que adolescentes aprendam sobre os riscos do consumo indevido de álcool
A Ambev lança hoje, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, um programa para ajudar pais e educadores a conversar sobre o consumo de bebidas alcoólicas com seus filhos e alunos. O Papo em Família tem o objetivo de estimular o diálogo no âmbito familiar e educacional, imprescindível para que o tema não se torne um tabu e os jovens aprendam sobre os riscos do consumo indevido de álcool.
Há cerca de três anos, a Ambev vem ampliando sua atuação voltada ao combate ao uso indevido de álcool. Com projetos reconhecidos como o Jovens, o Bar e o Supermercado de Responsa, a empresa já conseguiu engajar diferentes públicos no tema. Além de formar uma ampla rede de agentes da sociedade cientes do papel que cada um tem na abordagem da questão. Agora, com o Papo em Família, o intuito é envolver também os pais, principais influenciadores da vida dos filhos.
De acordo com estudo realizado pelo instituto americano International Center for Alcohol Policies (ICAP), 46% dos jovens consumiram bebida alcoólica pela primeira vez no âmbito familiar, dentro de casa. Outra pesquisa recente realizada pela Ambev em 11 países mostra que muitos pais não abordam o tema “consumo de bebidas alcoólicas” com seus filhos. No Brasil, quase um terço dos pais declara que não têm essa conversa familiar porque não sabe como começar a falar sobre o assunto com os jovens.
Por isso a importância de fornecer uma ferramenta educacional eficaz para que os pais saibam como tratar do assunto com seus filhos, a fim de que os jovens compreendam que não se pode consumir bebida alcoólica antes dos 18 anos, em excesso ou associado à direção.
O Papo em Família contém uma cartilha, revistinhas, webséries e tiras. Como existe uma abordagem distinta para cada faixa etária, as historinhas são protagonizadas por personagens da Turma da Mônica, Turma da Mônica Jovem e Turma da Tina. Quando a criança ainda é pequena, a proibição e a vigilância constante dos pais são as atitudes mais indicadas. Já quando os filhos são adolescentes, o diálogo é essencial. Em um dos vídeos, por exemplo, o Cebolinha tenta discretamente pegar um copo de bebida que está sobre a mesa da cozinha quando é surpreendido pelo pai. Questionado sobre o que está fazendo, o menino responde que só quer “sentir o gostinho”. O pai logo explica que bebida alcoólica não é para crianças.
O projeto disponibilizará gratuitamente o material no site www.ambev.com.br/papoemfamilia e também o distribuirá nas 21 ONGs parceiras da Ambev no projeto Jovens de Responsa. Além disso, tudo estará à disposição das secretarias de educação e outros órgãos e instituições que tenham interesse. Até 2014, a Ambev quer impactar 5 milhões de pessoas com o Papo em Família.
O conteúdo foi desenvolvido com base em estudos de instituições internacionais especializadas no assunto como a ONG canadense Éduc’alcool, e em pesquisas do Cisa – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, referência nacional sobre o tema. Esse processo levou pouco mais de um ano e também contou com a participação de um grupo de especialistas de três áreas distintas do conhecimento – educação, medicina e sociologia – na adaptação do material à realidade brasileira. São eles: a psicóloga e educadora Rosely Sayão; o psiquiatra e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da USP, Dr. Arthur Guerra de Andrade; o professor da Unifesp e fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas, Dartiu Xavier da Silveira; o cientista social e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Edemilson Antunes de Campos; e a médica especialista em prevenção e saúde coletiva Bettina Grajcer.
“Nos últimos anos, temos engajado muita gente, de diferentes públicos, na nossa rede de Responsa. E os pais dos jovens não poderiam ficar de fora. O exemplo que as crianças e adolescentes têm dentro de casa é fundamental para prevenir o consumo indevido de bebida alcoólica e queremos ajudar nessa orientação. Para isso, formamos um verdadeiro time de peso, com a Turma da Mônica e reconhecidos especialistas no tema”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.
A cartilha é o principal material. Dividida de acordo com as diferentes faixas etárias dos jovens, trata-se de um guia que ressalta a importância e a eficácia do diálogo entre pais e educadores com seus filhos e alunos. As revistinhas, as tiras e as webséries são feitas com base nas orientações do livro e mostram situações do cotidiano.
“Sempre que somos chamados para uma parceria onde se procura estimular a conversa em família, não podemos deixar de atender. Achamos que é dentro da família, em conversa entre pais e filhos, que se educa melhor para a vida”, declara Mauricio de Sousa.
A Ambev e o Consumo Responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há 10 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.
Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado. Além do Papo em Família, que acaba de ser lançado, a companhia possui ainda os projetos: Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa e Bar de Responsa.
O Jovens de Responsa começou em 2010 e hoje reúne 21 ONGs de cinco estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens diretamente, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos do programa e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.
Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento onde todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Jovens de Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.
O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país. Já o Bar de Responsa é um amplo programa de treinamento de profissionais que trabalham em bares, restaurantes e eventos para que eles se tornem multiplicadores do consumo responsável. Desde que foi lançado, o Bar de Responsa já treinou cerca de 100 mil pessoas.
Sobre a Ambev
Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent). Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 32 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável.
Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. As duas iniciativas de maior impacto do Movimento são o Banco CYAN e o Projeto Bacias. O Banco estimula diretamente a redução do consumo de água nas residências, pois trata-se de um sistema de descontos em compras online para quem economizar água. O Bacias atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.
Sobre Mauricio de Sousa Produções (MSP)
A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio de Sousa. Possui o quarto maior estúdio do setor no mundo e, em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos infanto-juvenis, nas bancas. Nas livrarias, seus números também são significativos, com uma média de um milhão de exemplares vendidos ao ano. No licenciamento, é a empresa número um do Brasil e trabalha com cerca de 100 empresas nacionais e internacionais, que utilizam seus personagens em aproximadamente 2.500 produtos. www.monica.com.br.
Fonte: Grupo Máquina [AMBEV] – (11) 3147 7484 / 7914 / 7448 / 7461/ 7404.
Jal Comunicação [MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES] - José Alberto Lovetro – (11) 99614-1623.
Way Comunicações - Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586.